Elaboramos um pequeno guião da entrevista que serviu de base orientadora ao processo de recolha de informações, o método escolhido foi o correio electrónico, dado que contingências de vária ordem impediram outras opções, nomeadamente o método de entrevista síncrono em contacto directo com o entrevistado. Os dados recolhidos serão posteriormente objecto de análise e integração no artigo a redigir subordinado ao tema das práticas pedagógicas em eLearning.


Guião da Entrevista
Temática
Práticas Pedagógicas em eLearning
Introdução
Aproveitando a experiência do entrevistado em educação e formação online, perceber qual é o papel das práticas pedagógicas no modelo de elearning, o que trazem de novo essas práticas e se existe espaço para melhorar.
Objectivos
Perceber o que são práticas pedagógicas em contexto eLearning, aprender sobre as mesmas, sobre os desafios e dificuldades de implementação.
Método e meio da entrevista
Método assíncrono, através de correio electrónico. Envio faseado das perguntas.
Perguntas
1 – Qual é a sua abordagem pedagógica ao eLearning? Como é que concebe, organiza e apoia a aprendizagem?
2 - De acordo com a sua experiência, que dificuldades existem na implementação e aplicação das suas práticas pedagógicas em eLearning?
3 – Pode citar 2 exemplos de princípios de actuação que, na sua opinião, constituam boas práticas e cuja implementação deva ser recomendada?
4 – Em que é que as práticas pedagógicas em eLearning são diferentes das práticas pedagógicas tradicionais?
5 – De que modo é que o nível médio de «proficiência tecnológica» de uma turma ou grupo influencia as suas decisões em termos das práticas pedagógicas adoptadas?"
6 – De que forma as redes sociais alteram, complementam ou dificultam as práticas pedagógicas do eLearning?
Registo e análise de dados
Solicitação ao entrevistado de autorização para publicação e utilização do material recolhido na entrevista. Registo cronológico da recolha. Análise do material recolhido e integração na reflexão escrita.